tag:blogger.com,1999:blog-30736817903739889332024-03-08T02:43:47.413-08:00Português do ProfessorDe uma vez por todas, aqui, você vai absorver o conhecimento daquele Professor de Português a fim de que não tenha de ficar recorrendo a ele vez após vez para a retirada de suas dúvidas. Serei seu Mister M particular da Língua Portuguesa (rs).Pestanahttp://www.blogger.com/profile/09838439853502578879noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-3073681790373988933.post-86725716479518654252010-04-11T12:08:00.000-07:002010-04-11T12:41:16.915-07:00PORTUGUÊS DE CONCURSOS PÚBLICOSToda vez que você fizer uma prova de concurso público, irá encontrar uma questão de pronome, principalmente relacionada à coesão textual! Para quem já fez provas de concurso público, sabe que o que digo é verdade! Saber isso, no entanto, não faz ninguém passar em prova alguma. Assim, chega de passar por maus bocados em questões que envolvam pronomes. Aqui seguem, para você, algumas dicas essenciais!<br /><br /><strong>Sobre Pronome Reto</strong><br /><br />Via de regra, é um desvio gramatical o pronome reto estar em posição de objeto.<br /><br />Ex.: Você deve chamar ELA agora para sair com você. (uso inadequado do pronome)<br /><br />Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Pelo menos duas possibilidades adequadas:<br /><br />"Você deve chamá-LA agora para sair com você" ou "Você deve deve chamar SÓ ela agora para sair com você".<br /><br /><strong>Sobre Pronome de Tratamento</strong><br /><br />Via de regra, é um desvio gramatical o pronome de tratamento estar acompanhado de verbos e/ ou pronomes de segunda pessoa.<br /><br />Ex.: Vossa Excelência ESTÁS com VOSSA saúde recuperada? (frase em desacordo com o registro culto da língua)<br /><br />Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Tanto o verbo quanto o pronome devem estar na terceira pessoa.<br /><br />"Vossa Excelência ESTÁ com SUA saúde recuperada?"<br /><br /><strong>Sobre Pronome Oblíquo Átono</strong><br /><br />Via de regra, é um desvio gramatical colocar o pronome oblíquo átono depois do verbo quando uma palavra de sentido negativo o antecede.<br /><br />Ex.: A verdade é que eu não convidei-O porque não quis. (colocação inadequada)<br /><br />Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Única possibilidade:<br /><br />"A verdade é que eu não O convidei porque não quis"<br /><br />Sobre coesão endofórica (anáfora e catáfora) e coesão exofórica (referenciação externa), sobre uso dos pronomes demonstrativos nas funções espacial e temporal, sobre uso dos pronomes relativos e regência, sobre a semântica dos pronomes indefinidos e possessivos, HÁ MUITO O QUE DIZER. <br /><br /><strong>Quer saber mais? CONTATE-ME!</strong>Pestanahttp://www.blogger.com/profile/09838439853502578879noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3073681790373988933.post-56633611195942999752010-04-11T11:05:00.000-07:002010-04-11T12:01:25.492-07:00PROVA DA UERJJá se perguntou, ou já perguntou a alguém, o que frequentemente aparece na prova de Língua Portuguesa da Uerj? Certamente. Há muito no Edital, mas poucos se sentem animados para estudar todo aquele avassalador conteúdo. Estou certo?<br /><br /><br /><br />Então chega de estudar todo o Edital do Exame de Qualificação e da prova de Português Instrumental (a não ser que você queira), porque se você se satisfizer com 80% da prova ou mais, aqui está (em itálico) o que mais interessa a você (para maiores informações, entre em contato comigo):<br /><br /><br /><br /><strong>Tipologia textual e seus objetivos discursivos</strong>: descrição, <em>narração</em>, <em>argumentação (dissertação)</em>, diálogo e instrução (injunção).<br /><br /><strong>Organização interna do texto</strong>: fontes, recursos gráficos e tipográficos; paragrafação, títulos e subtítulos; imagens e legendas; formas de hipertexto; <em>relação entre imagem e palavra</em>; efeitos sonoros enunciação e <em>relações dêiticas</em>: quem enuncia, a quem enuncia, em que espaço e em que tempo; <em>vozes ou perspectivas enunciativas</em> (o ponto de vista do narrador, do personagem e de terceiros)<br /><br /><strong>Procedimentos de coesão</strong>: <em>coesão lexical e processos de designação; referenciação interna (anáfora e catáfora); referenciação externa; pronominalização; papel dos artigos definidos e indefinidos; elipse, repetição e substituição; paráfrase e paralelismo sintático; relações lógico-semânticas de sequenciação (advérbios, conjunções e preposições)</em><br /><br /><strong>Procedimentos de coerência</strong>: condições linguísticas, socioculturais e interacionais de interpretabilidade dos textos; conhecimento de mundo e conhecimento prévio; compreensão pontual e global do texto; formas do implícito (inferência, pressuposição e subentendido)<br /><br /><strong>Intertextualidade</strong>: <em>efeitos de afirmação e de subversão de um texto pelo outro; reformulação, paródia, pastiche, citação, provérbio e discurso relatado</em>.<br /><br /><strong>O verbo e sua função na frase</strong>: <em>emprego e sentido de tempos, modos e aspectos verbais</em><br /><br /><strong>Figuras de estilo</strong>: <em>metáfora e metonímia; personificação, hipérbole, pleonasmo e elipse</em><br /><br /><strong>Relações semânticas</strong>: <em>sinonímia </em>e antonímia; hiperonímia e hiponímia; <em>polissemia </em>e ironia.<br /><br /><strong>Organização interna do argumento</strong>: a opinião e o fato; modos de encadeamento de pontos de vista; articulação entre introdução e conclusão.<br /><br /><strong>Métodos de argumentação</strong>: indução e dedução.<br /><br /><strong>Procedimentos dialéticos</strong>: tese, antítese e síntese.<br /><br /><strong>Avaliação de argumentos</strong>: pertinência e suficiência; validade e verdade; <em>falácias e sofismas</em>.<br /><br /><strong>Recursos argumentativos</strong>: <em>modalização</em>, exemplificação, enumeração, contra-argumentação, comparação e generalização.Pestanahttp://www.blogger.com/profile/09838439853502578879noreply@blogger.com5